Até o estado se engana....
Enquanto estamos num honroso 7º lugar do ranking do Mundo em práticas de governo electrónico...em questões de ingnorancia gratuita estamos na vanguarda, senão vejamos a imagem ilustra uma das formas que o governo do Eng. arranjou e bem para combater a fraude fiscal ( essa fraude que é vista com bons olhos, por alguns parvos, em Portugal), o problema esta na frase escolhida...eu que não sou da área das finanças sei...que quando se paga no acto , não é a factura que se pede, mas pelos vistos o ppl do governo não sabe...
5 Comments:
At quinta-feira, setembro 06, 2007 9:24:00 da tarde, Gaja Boa 1 said…
Bem , tens razão! Mas o que lhes importa é o montante do IVA, e esse é sempre o mesmo caso seja factura, recibo ou venda a dinheiro!!! Isso para eles é uma questão menor!! Povo analfabeto, mas que pague impostos... ahahha
Pronto!! Gosto de ser mázinha!!
beijos bons
At sexta-feira, setembro 07, 2007 12:27:00 da tarde, Bruno Fehr said…
Atenção, não cair no erro de confundir factura com recido!
Muitas vezes, pagamos e pedimos a factura, o vendedor dá-nos um recibo.
Recibo, é um papel sem valor que prova que receberam x de dinheiro de nós.
Factura, é descritiva daquilo que pagámos. O vendedor tem de comprar um livro de facturas e ao passar um, tem de pagar impostos sobre ela, pois tem de a colocar na contabilidade.
Eu peço sempre factura, visto que se tudo o que compro tem IVA, quero que quem me vende o pague também. Caso contrário estamos a encher a carteira desse vendedor.
Não é só uma questão de impostos ao estado, é não sermos enganados por um vendedor de cebolas que cobra mas não paga IVA!
At sexta-feira, setembro 07, 2007 9:49:00 da tarde, Alphonse Capone said…
Tu nunca podes pedir uma factura, a factura é o documento que é emitido quando há uma transacção mas o pagamento não é imediato. Depois quando há o pagamento é emitido o recibo que comprova o pagamento da factura!
Se o pagamento for imediato podes ter uma Venda a Dinheiro ou uma factura-recibo!
E não se pode confundir um recibo com um talão de caixa!
At sábado, setembro 08, 2007 5:35:00 da tarde, Bruno Fehr said…
Ora com essa é que vocês me lixaram!
Desde quando é que não nos passam a factura, se o pagamento é imediato? Os meu clientes em Portugal pagam no acto da entrega, nada de merdas a 30 dias ou 60 dias e recebem uma factura. Não factura-recibo, não recibo mas sim uma factura.
Na verdade quando encomendo material de escritório na Office centre, entragem no escrtório com uma factura a pagar. Depois de pagar recebo um recibo. Se vou comprar pessoalmente, dão-me o recibo, mas têm de me dar a factura também. O problem é que em Portugal temos de pedir!
A factura sai do livro de facturas que cada empresa ou empresário tem de ter, mas que muitas vezes não têm.
Esse cartaz está correcto. O problema é toda a confusão feita em Portugal.
Desde a compra de um carro, até à compra de uma maça no mercado, factura e recibo é um direito de quem compra!
At segunda-feira, setembro 10, 2007 1:39:00 da manhã, Alphonse Capone said…
Em relação às tuas vendas o pagamento não é propriamente imediato, quando falo em imediato falo em contra-entrega, como numa loja! Ai não vais estar a emitir 2documentos, uma factura e um recibo, para isso existem as facturas-recibo ou as vendas a dinheiro! Se mandasses logo o recibo a acompanhar a mercadoria a pessoa já não precisava de te pagar porque ja tinha o comprovativo!:-)
Neste caso tens que mandar sempre a factura a acompanhar a mercadoria porque esta serve de guia de remessa/transporte!
Enviar um comentário
<< Home